Explorando a Serra: Região Metropolitana do Espírito Santo

Hoje estamos explorando a Serra, uma cidade situada na Região Metropolitana do Espírito Santo, que é uma joia geográfica. Acima de tudo, combina o encanto da costa litorânea com a riqueza de sua herança cultural. Fundada em 1556, essa localidade não só testemunhou o crescimento do Brasil colonial, mas também preserva vivas as tradições e histórias que a tornam única. Por isso, neste texto, convidamos você a embarcar em uma jornada pela cidade da Serra. Explorando sua paisagem costeira deslumbrante, sua herança cultural rica e os circuitos de agroturismo que revelam os segredos de seu ambiente rural. Sendo assim, conheça as praias cativantes, as manifestações culturais autênticas e a história fascinante deste destino especial no coração do Espírito Santo.

Explorando a Serra: Região Metropolitana do Espírito Santo

Conhecendo a Cidade

Acima de tudo, a sede do município da Serra desfruta de uma localização geográfica privilegiada. Situada na Região Turística Metropolitana, está apenas 20km do Aeroporto da Capital e é atravessada pela BR 101. A cidade está em pleno desenvolvimento social e econômico. Contudo uma de suas principais atrações turísticas é a proximidade entre a faixa litorânea e a zona rural. Portanto os Circuitos de Agroturismo contam também com opções de ecoturismo, especialmente na Área de Proteção Ambiental Mestre Álvaro.

O município se estende por uma faixa litorânea de 23 quilômetros, composta por belas praias que variam de desertas a semi-desertas e urbanizadas. A princípio, possuem uma vegetação nativa de restinga bem preservada. Em virtude disso, a Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, concentra ações culturais e esportivas. Sendo assim, atrai moradores, visitantes e turistas durante todo o ano, especialmente no verão.

Cinco balneários fazem parte deste atrativo trecho do litoral capixaba. São eles: Bicanaga, Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida, localizados ao norte.

Lugar de praias lindas e tranquilas!

O balneário de Jacaraípe, conhecido como a “Vila do Surf”, é um dos mais visitados do Estado. Isso devido às ondas que ocorrem durante todo o ano. Sendo assim, nele se realizam diversos campeonatos municipais, estaduais e internacionais de surf, beach soccer e vôlei de praia. Já o Balneário de Manguinhos se destaca por sua atmosfera bucólica e sua renomada gastronomia, culminando no Manguinhos Gourmet. Sendo este um dos maiores eventos de culinária capixaba. Quanto ao balneário de Nova Almeida, além de sua beleza natural, merece destaque a Igreja e Residência dos Reis Magos, cuja construção teve início em 1557. Ela é um patrimônio histórico nacional tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e um dos locais históricos mais visitados do estado do Espírito Santo.

Sua Cultura e História

A Serra foi fundada em 1556 e, como outros assentamentos coloniais do Brasil, inicialmente foi habitada por povos indígenas. Durante o período colonial, o crescimento populacional e social se deu, acima de tudo, à presença de fazendas. Sobretudo dedicadas à produção agrícola, pecuária e seus derivados. Esses traços ainda são muito presentes nas áreas rurais do município e até mesmo em sua sede.

É impossível falar sobre o município da Serra sem mencionar o “congo”. O congo é acima de tudo, uma expressiva manifestação cultural típica do Espírito Santo que se apresenta na forma de bandas. Essas bandas possuem tocadores de tambores, caixas e, principalmente, casacas, um instrumento genuinamente capixaba. Ele é esculpido em madeira e tocado com peças de bambu sobrepostas, resultando em uma sonoridade e aparência únicas. As bandas de congo também incluem mestres, rainhas e princesas que, em cortejos, cantam, dançam e celebram devoções religiosas, unindo o aspecto religioso e o profano de forma harmoniosa.

O Agroturismo

A história do município de Serra está profundamente ligada à sua herança cultural rural. Com grandes propriedades voltadas para a agricultura e a criação de gado leiteiro e de corte. Também há áreas remanescentes de Mata Atlântica, sendo que a zona rural abrange cerca de 60% do território municipal. Apesar de sua proximidade com a Região Metropolitana, o aeroporto e zonas industriais, o município da Serra oferece cinco circuitos de agroturismo. Contudo, se integram de maneira única e harmoniosa com os grandes centros urbanos e suas belas praias. Esses circuitos são: Circuito Guaranhuns, Chapada Grande, Pitanga, Muribeca e Circuito das Águas.

Portanto, você que ama as belezas naturais, mas também curte a agitação das cidades, não pode deixar de conhecer a Serra. Como visto acima, aqui você encontrará um mix de opções culturais e naturais, que será impossível vir apenas uma vez. Aguardamos você!

Relacionados:

Como Organizar Sua Mala Para Passar Uma Semana Na Praia

Salada Grega – Um Prato Clássico da Culinária Mediterrânea

Macarrão ao Molho Alfredo – Sabor Delicado e Luxuoso

Tiramisù – Sobremesa Italiana Clássica e Irresistível

Cappuccino Caseiro – Aprenda a Fazer essa Bebida Reconfortante

Capa

Imagem

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.